Como fazer o agendamento da perícia no INSS

Descubra como fazer o agendamento da perícia no INSS e quais documentos corretos que você deve levar.

Se você chegou a este artigo, certamente já ouvir falar na perícia médica que é feita pelo INSS (Instituto Nacional da Seguridade Social), ou porque precisa fazer esta perícia ou porque conhece alguém que já fez ou que precisa fazer.

Contudo, é muito comum algumas pessoas terem dúvidas sobre como agendar este procedimento. E este artigo irá ajudar a retirar as dúvidas destas pessoas.

A perícia do INSS é um procedimento médico realizado por profissionais habilitados pelo Instituto.

Ela é obrigatória e tem como objetivo certificar a existência ou não de uma doença ou qualquer tipo de ocorrência que torne um trabalhador incapaz, totalmente ou de forma parcial, de exercer uma profissão temporariamente ou definitivamente.

Abaixo, você verá como agendar a perícia.

Formas de fazer o agendamento da perícia no INSS

agendar perícia no INSS

Método 1 – Por telefone

O agendamento da perícia pode ser solicitado ligando para o número 135, que é o número da Central de Atendimento do INSS. Esta ligação para a Central é gratuita* e pode ser feita de segunda a sexta, das 07 às 22 horas.  Em ligações pelo celular, é cobrada uma tarifa correspondente a uma ligação local.

Método 2 – Pela Internet

Através do site https://meu.inss.gov.br/central/#/ você também pode agendar a sua perícia médica do INSS. Para isso, entre no site, faça seu login (caso não tenha um, crie uma conta) e na página principal procure o texto “AGENDE SUA PERÍCIA MÉDICA”. Você irá ser redirecionado (a) a uma nova página, onde fará seu agendamento de forma simples e intuitiva.

Método 3 – Indo a uma agência

Ao ir pessoalmente a uma agência, você poderá falar com um funcionário a respeito do seu objetivo de fazer a perícia e poderá fazer seu agendamento. 

Para localizar a agência do INSS mais próxima da sua residência, pesquise pelo termo INSS n Google, ligue para o número 135 e pergunte ou entre no site https://www.inss.gov.br/servicos-do-inss/rede-de-atendimento/ e clique em “ENCONTRE UMA AGÊNCIA”.

Pronto, agora você sabe como agendar sua perícia do INSS. Lembre-se de estar com toda a documentação em mãos! Como:

  • Número do RG
  • Número do PIS e/ou NIT
  • CPF
  • Certidão de Nascimento (Para o atendimento)
  • Comprovante de residência válido (Para o atendimento)
  • CNH (Caso possua uma)
  • Título de Eleitor válido (É de suma importância estar em dia com a justiça eleitora)

Você também deve ter sempre em mãos a data e o horário do seu atendimento! Boa sorte!

Deixe um comentário